Agrupamento de Escolas de Barroselas


Introdução

Para que a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais se processe de forma eficaz, será necessário que, por um lado, o sistema educativo providencie os recursos humanos e materiais necessários à intervenção e, por outro, haja um profundo envolvimento parental, de forma a proporcionar à criança um desenvolvimento harmonioso de todas as suas potencialidades. Sem estes pilares, o esforço das equipas da Educação Especial pode cair num vazio operacional. Será fundamental a triangulação de esforços e vontades de modo a que se possibilite uma efetiva aprendizagem, tendo por referência as suas especificidades, e criar condições para a plena integração, nomeadamente as potenciadoras de sucesso na transição para o emprego ou para a vida ativa, tal como refere a Declaração de Salamanca (1994): “… os jovens com necessidades educativas especiais precisam de ser apoiados para fazerem uma transição eficaz da escola para a vida ativa, quando adultos”. Com efeito, e na esteira destes objectivos, o desenvolvimento de competências e saberes que a Escola deverá proporcionar, remete para a procura constante de adaptação dos Programas das disciplinas que constituem o currículo às características dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, diminuindo, por um lado, a carga de horas teóricas e, por outro, introduzindo um reforço de conteúdos de cariz prático e funcional.

Este projeto poderá servir de plataforma organizacional mobilizador de vontades e abrindo espaços a um aumento da promoção da real igualdade de oportunidades para os alunos com NEE do Agrupamento. Pretende-se lançar os alunos para a vivência real de contextos formativos estimulantes que transfigurem a sua experiência pessoal, dotando-a de conhecimentos essenciais para a vida. A proatividade das tarefas será a base da construção da autoestima e do conceito de dedicação e responsabilidade: uma arte que se desvenda através de espaços de socialização.

 

A quem se dirige o Projeto

 

População Alvo: 2 alunos do 5º ano / 4 alunos do 8º ano + 1 aluno do 9º ano, alunos do Agrupamento de Escolas de Barroselas abrangidos pelo Artigo 21º, do Decreto-lei nº3/2008, de 7 de janeiro - medida Currículo Específico Individual (CEI) durante o ano letivo 2014/2015.

 

Caraterização do domínio do Projeto

 

O projeto foi pensado como espaço dinamizador de atividades curriculares, de carater prático, para que os alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação, possam desenvolver-se na plenitude das suas potencialidades.

Assim, será constituído necessariamente por vários domínios, justificados pelo contributo que podem constituir para o alcance dos objectivos já referidos: 

 

  • Hortofloricultura;

  • Educação Física – Psicomotricidade;

  • Musicoterapia;

  • Oficina de Artes e Sabores;

  • TIC funcional.