Agrupamento de Escolas de Barroselas


  

  As cantinas escolares deverão contribuir para reforçar positivamente comportamentos alimentares que conduzirão a um melhor estado de saúde, e consequentemente a uma diminuição dos custos que a comunidade despende nessa área, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos que a integram.

   É por demais evidente que o refeitório escolar tem uma importância fundamental no quotidiano dos alunos. Muitos deles passam grande parte do dia na escola, tomando aí a refeição do almoço. Assim é de reconhecido valor este espaço, não só numa perspetiva nutricional, mas também social. De facto, é sabido que alguns alunos tomam uma única “refeição quente” por dia, que é, precisamente, a disponibilizada pelo refeitório da escola. Assim, cabe à escola a responsabilidade acrescida de oferecer refeições saudáveis, equilibradas e seguras, que ajudem a preencher as necessidades nutricionais e energéticas dos jovens. Com o objetivo de continuar a proporcionar aos seus alunos refeições com essas características, e sempre numa perspetiva de melhoria, o Agrupamento de Escolas de Barroselas adere no ano letivo 2011/2012 ao programa PODE (Projecto de Optimização das Dietas Escolares), que surge de uma parceria entre a ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho), a USPAM (Unidade de Saúde Pública do Alto Minho) e a SNA (Serviço de Nutrição e Alimentação).

   As finalidades deste programa passam por "Contribuir para a diminuição da incidência e prevalência das doenças ligadas aos hábitos alimentares" e "Disponibilizar nas escolas do distrito de Viana do Castelo, refeições nutricionalmente equilibradas e que garantam a segurança alimentar". Como tal, nas escolas do distrito só deverão estar disponíveis alimentos saudáveis, nutricionalmente equilibrados, favorecedores de uma alimentação normoclórica e variada e em condições que garantam a higiene e a segurança.

 A implementação deste programa abrange várias vertentes, nomeadamente a análise diária das refeições servidas na cantina. Assim é enviada semanalmente para a nutricionista que faz parte da equipa responsável pelo programa, uma grelha com o registo diário de géneros que compõe o almoço desse dia. Periodicamente são enviados para a escola relatórios que fazem o ponto da situação relativamente ao respeito das regras impostas pelo programa.

  Importa por isso perceber que as refeições que oferecemos aos nossos alunos diariamente não são obra do acaso, mas fruto do trabalho de vários elementos da escola e fora da escola, que têm como principal preocupação garantir aos nossos alunos um desenvolvimento feliz e saudável.