O projeto Ágor@SEI constitui uma associação de modalidades de apoio não formal - o Projeto Ágor@ e a Sala de Estudo Integrado (SEI), e que envolve docentes e alunos numa perspetiva de entreajuda entre pares e na ocupação do tempo livre de forma enriquecedora.
A Sala de Estudo Integrado
Neste ano letivo dá-se continuidade ao propósito de ser um espaço com um ambiente educativo diferente daquele a que o aluno está habituado a vivenciar na sala de aula e nas aulas de apoio pedagógico acrescido, aproveitando o seu tempo livre de forma construtiva e enriquecedora. O aluno pode beneficiar de um apoio individualizado ou em pequenos grupos. Além disso, poderá estudar e realizar os seus trabalhos autonomamente, bem como efetuar os trabalhos de grupo (pesquisa, relatório, apresentação oral/eletrónica).
A reforçar estes fins o aluno dirige-se a este espaço por sua iniciativa e de livre vontade.
Esta sala constitui um espaço acolhedor e atrativo (sala arrumada, silenciosa, iluminada e aquecida) e encontra-se apetrechada de manuais escolares, dossiês/cadernos de exercícios e de outros livros disponíveis nas estantes.
Em articulação com a biblioteca escolar é possível requisitar outros materiais de apoio ao estudo, tais como dicionários, gramáticas e livros técnicos.
Além disso está equipada com computadores com acesso a Internet.
Os professores de apoio, de diferentes áreas, desenvolvem atividades de apoio ao estudo (esclarecimento de dúvidas, explicação/resolução de exercícios, reforço …).
O Projeto Ágor@
Este projeto baseia-se no princípio do aprender a aprender, procurando o desenvolvimento pleno e humanista do aluno, acreditando nas suas potencialidades, na confiança e na solidariedade entre pares, exercidas num espírito de boa vontade capaz de elevar os níveis de sucesso escolar e das competências sociais.
Através da constituição de grupos de estudo pretende-se conscientizar os alunos da existência de ritmos diferentes de compreensão e de assimilação dos conteúdos, o que poderá ter conduzido à vivência de valores como o trabalho e o respeito pela diferença/pelo Outro. De igual modo, pretende-se dar oportunidade a que, entre pares, se experimentassem estratégias para a superação de dificuldades, técnicas de estudo, reforço da autoestima e promoção do gosto pelo saber (“e querer ir mais além”).
Os alunos que aceitam, e assumem voluntariamente (com o conhecimento dos respetivos encarregados de educação), o desafio de apoiarem os seus colegas com dificuldades em disciplinas em que se sentem mais à vontade, são designados de alunos monitores. São indicados e incentivados pelo conselho de turma/diretor de turma de acordo com um perfil específico.
O diretor de turma, no desempenho da sua função, é o docente que, à partida, melhor conhece as potencialidades dos seus alunos, incitando-os ao exercício pleno de uma cidadania participativa. Por isso, são designados de professores tutores.