No 1.º Ciclo, de quatro anos, o ensino é globalizante, da responsabilidade de um professor, em regime de monodocência.
Os objetivos específicos deste ciclo integram-se nos objetivos gerais do Ensino Básico, e pretende-se o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social, das expressões plástica, dramática, musical e motora.
As Áreas Curriculares Não Disciplinares têm por finalidade o desenvolvimento de conteúdos das áreas curriculares/disciplinas (saberes) e de competências transversais (saber fazer/saber estar) que visam corresponder a uma gestão pedagógica coerente e significativa.
Estes espaços curriculares contribuem para que os alunos desenvolvam, no 1.º Ciclo, um conjunto de competências fundamentais para a sua formação integral e capacitante para o seu percurso de formação ao longo da vida.
Manuais Adotados no 1.º Ciclo
Critérios de Avaliação para o ano letivo 2019/2020